SOBRE NÓS COLÉGIO DO VALE
Os pilares que nos guiam
O Colégio do Vale é uma escola de excelência que transforma desafios em oportunidades e aprendizagens em competências para o século XXI e, como tal, quer ser reconhecida como uma das melhores escolas do País e a primeira escolha dos Pais e Encarregados de Educação do Distrito de Setúbal.
Os pilares que nos guiam
O Colégio do Vale prossegue, desde sempre, um ideal que procura compatibilizar com a vida em sociedade e, por isso promove uma educação para a diferença, uma educação para a mudança e uma educação globalizante. As práticas educativas do Colégio do Vale pretendem ser sempre abrangentes, diversificadas e integradoras e procuram ser resultantes das interações entre todos os intervenientes, dentro de cada valência e também entre diferentes valências.
A razão de ser do Colégio do Vale é promover o pleno desenvolvimento do Aluno ao longo dos diversos estádios da sua vida pelo que, assume como missão proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de experimentarem e descobrirem caminhos com segurança e autonomia, de modo a formar alunos competentes, responsáveis, motivados, autónomos, sinérgicos, pró-ativos, solidários e acima de tudo felizes!
Os pilares que nos guiam
Todos as crianças, jovens e adultos que fazem partes da comunidade Colégio do Vale são encorajados a desenvolver e a pôr em prática os valores/pontos de cultura que se consideram fundamentais e que são o ADN do Colégio do Vale.
Estes são: Compromisso; Responsabilidade; Segurança; Integridade; Excelência e Inovação; Comunicação; Sucesso; Educação; Trabalho de Equipa; Equilíbrio; Diversão; Autonomia e Liberdade; Consistência; e Gratidão.
PROJETO EDUCATIVO

Desde a sua criação, em 21 de setembro de 1992, o Colégio do Vale tem funcionado como Escola Integrada onde se encontram Crianças e Alunos desde a Creche até ao 9.º Ano do Ensino Básico.
Enquanto Escola que se define como organização social onde todos se relacionam e possuem a responsabilidade de exercer um papel ativo, todas as ações realizadas pelo Colégio do Vale assentam nos seguintes princípios orientadores:
- O Aluno como sujeito construtor de conhecimento
- Autonomia e flexibilidade curricular
- Experiências de aprendizagem diversificadas
- Educação para a cidadania
- Igualdade de oportunidades educacionais
- Educação Inclusiva
- Participação ativa das famílias
- Participação responsável de todos
O nosso Projeto Educativo deve ser uma resposta eficaz na construção de uma consciência coletiva mais orientada para o mundo, para o outro e para a preservação do património histórico, cultural e ambiental.
O Colégio do Vale, através do seu Projeto Educativo, expressa-se enquanto organização social que constrói um saber que se quer individual, mas também coletivo e que, através das interações da sua estrutura interna, mas também transpondo fronteiras, proporciona experiências de aprendizagem significativas de forma a educar cidadãos intelectual e moralmente preparados, capazes de atuar num mundo competitivo, mas também cooperativos, tolerantes e solidários.
Os curricula englobam o conjunto de aprendizagens essenciais e estruturantes a desenvolver pelos ALUNOS, tendo como referência as Orientações Curriculares, os princípios essenciais do MEM – Movimento da Escola Moderna, na Creche e Jardim de Infância, o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória, as Orientações da Segurança Social e os Programas do Ministério da Educação, as Matrizes Pedagógicas e Curriculares, as Competências a desenvolver no século XXI e as especificidades locais e próprias do Colégio do Vale, visando adequá-las ao seu contexto de Escola pensada e assumida como uma organização com identidade própria, com autonomia pedagógica e com poder de decisão.
O Colégio do Vale aposta na projeção futura dos seus Estudantes pretendendo que, ao terminarem o Ensino Básico tenham desenvolvido as Áreas de Competência, designadas abaixo, que agregam competências entendidas como combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem uma efetiva ação humana em contextos diversificados:
- Linguagem e textos
- Informação e Comunicação
- Raciocínio e Resolução de Problemas
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento Pessoal e Autonomia
- Bem-estar, Saúde e Ambiente
- Sensibilidade Estética e Artística
- Saber Científico, Técnico e Tecnológico
- Consciência e Domínio do Corpo
Pretendemos uma Comunidade Educativa geradora de cidadãos conscientes, responsáveis, solidários, participativos, críticos, cultos e saudáveis e colaborantes com os vários intervenientes no processo educativo, que seja responsável e consciente e que colabore na mobilização de esforços para que cada um tenha um espaço humano e/ou profissional compatível com as funções que desempenha.
A Comunidade Educativa tem como intervenientes diretos no processo educativo, os Alunos, os Pais e/ou Encarregados de Educação, os Docentes e o Pessoal não Docente do Colégio do Vale e importa que todos conheçam e sejam participantes na construção diária do nosso projeto, de acordo com as inerentes responsabilidades e competências de cada um.
A versão integral do Projeto Educativo está disponível para os Encarregados de Educação, na plataforma Inovar consulta.
CÓDIGO DE HONRA DO ALUNO














A nossa equipa
Junte-se a nós! Envie o seu CV para recrutamento@colegiodovale.com

John Forsyth
CEO

Andreia Jardim
Diretora Pedagógica
Creche e Jardim de Infância

Cristina Raposo
Diretora Pedagógica
1º, 2º e 3º Ciclos

João Antunes
Diretor Administrativo e Financeiro

Daniel Gonçalves
Diretor de Recursos Humanos

Patrícia Almeida
Coordenadora
1º Ciclo

Vânia Barbosa
Coordenadora
1º Ciclo

Sónia Costa
Coordenadora
2º e 3º Ciclos

Cristina Ruivo
Coordenadora
Área Administrativa e Transportes

Ana Pádua
Coordenadora
Área da Vigilância

Manuela Ferreira
Coordenadora
Área de Alimentação

Marta Bentes
Coordenadora
Escola de Línguas Dual Diploma

Teresa Azevedo
Coordenadora
Atividades Extracurriculares
Notícias e Eventos
Instalações
Protocolos Pedagógicos
O Colégio considera essencial que se mantenha uma comunicação regular com a Comunidade e com o mundo exterior, pelo que tem vindo a estabelecer, desde sempre, protocolos de carácter pedagógico/formativo.
Nesse sentido o Colégio está reconhecido pelas seguintes Instituições de Ensino como: